Toma posse o novo Presidente do Tribunal Constitucional de Cabo Verde

Foi empossado na manhã de ontem, 18 de Janeiro de 2023, o novo Presidente do Tribunal Constitucional de Cabo Verde, o Juiz Conselheiro José Manuel Avelino de Pina Delgado.

O ato teve lugar na sala de audiências das instalações desta Corte, na cidade da Praia e foi presidido pelo Juiz Conselheiro mais idoso, Venerando Aristides R. Lima.

Lido o termo de posse, o mesmo foi assinado pelo Presidente eleito, o Juiz Conselheiro que presidiu a cerimónia e o Secretário do Tribunal.

De seguida, o novo Presidente proferiu o seu discurso de tomada de posse, onde firmou o seu compromisso de exercer as suas funções de forma inclusiva e aberta, numa linha de continuidade em relação ao notável legado deixado pelo seu antecessor, Venerando Juiz Conselheiro Pinto Semedo. Destacou a participação ativa do Tribunal Constitucional em encontros e Conferências Internacionais, bem como o papel que vem desempenhando, de tal forma que a sua jurisprudência tem sido reconhecida internacionalmente.

O novo presidente enfatizou igualmente que, apesar de haver um aumento de 30% de pedidos de amparo constitucional no último ano civil, o volume de processos que tramitam neste tribunal, ainda está longe de ultrapassar “a barreira do racional e do manejável”, cabendo ao Coletivo encontrar formas de gerir o aumento de processos e os reduzir os tempos decisórios.

José Pina Delgado, foi eleito por unanimidade pelos seus pares, a 19 de Dezembro passado. Exerce as funções de Juiz Conselheiro deste Tribunal desde 2015 (data da sua instalação) e é o segundo Presidente eleito deste mais alto Tribunal na jurisdição constitucional cabo-verdiana.

É Doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa e Professor no Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.

Juiz Presidente JPD

Tribunal Constitucional de Cabo Verde participa na Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa
Presidente eleito, Juiz Conselheiro José Pina Delgado, toma posse pública, no dia 18 de janeiro de 2023, pelas 10h00, na Sala de Audiências do Tribunal Constitucional.